sexta-feira, 16 de março de 2007

Sobre agulhas 2 – O papel de cada um

Como tudo na vida de uma sociedade (que se diz) organizada, a pesca de agulhas também tem sua divisão de tarefas. Embora o princípio básico da diversão na pescaria seja um revezamento nas funções, quase todo pescador de agulha amador acaba se especializando em algum papel, e por isso passa o tempo quase todo brigando para exercer a função em que se julga mais habilidoso.

As funções básicas são:

Facheiro: É o líder da pescaria e segura o facho de luz. Um ser iluminado e iluminador, responsável por descobrir onde estão os cardumes ou as agulhas desgarradas. Precisa saber iluminar bem pra encandear as agulhas e facilitar sua captura. Geralmente, o facheiro é o cara mais experiente da pescaria ou o dono do material usado na caçada. Por isso, se acha no direito de reclamar de todos os outros pescadores do grupo, chamando-os de “cego, burro, jumento, cavalo ou féla da puta que perdeu aquela agulha”.

Puçazeiros: São os pescadores de fato, os caras que levam os puçás (equipamentos de captura das agulhas). Precisa ser ágil para enfiar o puçá na água e não deixar as velozes agulhas escaparem. Geralmente, um grupo de pesca tem dois ou três puçazeiros, que ficam competindo entre si pra ver quem pegou mais peixe. Costumam superfaturar os números da própria pescaria e dizer que suas agulhas são mais gordas. Não importa quantas agulhas o puçazeiro pegue, quando ele perder a primeira será chamado de “cego, burro, jumento, cavalo ou féla da puta”, pelo facheiro.

Jangadeiro: Função opcional. Só participa quando o grupo inventa de pescar com jangada. Precisa conhecer bem a região e saber onde ficam as pedras e locas das moréias.

Bizaqueiro: Carrega o bizaco (saco de pano onde são depositadas todas as agulhas). Geralmente, o bizaqueiro é um pré-adolescente ou um novato na pescaria. Quando a pesca ocorre numa jangada, esse personagem tem a oportunidade de capturar agulhas com a mão. É que algumas se suicidam pulando no barco. Adora reclamar de sua função e pedir para trocar de papel com o puçazeiro. Nada que uns bons cascudos não resolvam.

Cachaceiro: Função opcional. Geralmente é exercida por algum convidado ou novato na pescaria que ta apenas afim de arriar. É responsável por carregar e abastecer o grupo de pesca com bebidas quentes. Às vezes, também porta uma faca peixeira (para catucar o olho do tubarão, caso ele resolva aparecer).

7 comentários:

Anônimo disse...

...

me avisa quando a temporada de agulhas passar no teu blog visse. minha raiva só tá aumentando.

Anônimo disse...

Oi João Victor,
Acessei o teu blog hoje, por sugestão de Felipe, achei legal, vou ler sempre que for possível.
Pescaria de agulha...disso você entende ou foi obrigado a entender.Identifiquei um amigo meu em todas as funções.Rsrsrsrss
Sucesso nos textos!
Beijos

João Victor disse...

Deixa de esparro, thaís! Tia Marta, seja bem vinda! Pois é... seu "amigo" geralmente é facheiro.

Mandrey disse...

já fui bom nisso... na época que joão victor era um pirralho bisaqueiro!

João Victor disse...

Nunca fui bisaqueiro!

Unknown disse...

Essa foto não é de agulha..é de um cardume de barracudas.

ass: cachaceiro Duarte

João Victor disse...

Sei que não são de agulhas... mas a única imagem de agulha viva q encontrei, já tinha sido usada no outro post. E acho q essas não são barracudas tmb! :P