terça-feira, 6 de março de 2007

Você é Mesc?


Inspirado nos ótimos “testes de piniqueira” (sic) do melhor blog da cidade, o Mandra Brasa, o Vigia faz sua primeira enquete.

Informação para quem tem mais de 30 anos:
Mesc.: def. (1) Sigla de Movimento Eu Sou Cabeça. (2) Pessoas que “vivem” e “respiram” a cultura tradicional pernambucana, armorial e indie; que freqüentam as festas mais descoladas da cidade. Alguns são autênticos, pelo menos, outros apenas curtem a moda. Não importa, afinal os Mescs são um verdadeiro fenômeno social. Para descobrir se você é um responda ao questionário:

1. Você mora:

a) Na praça de Casa Forte.
b) Na Cidade Alta de Olinda.
c) No Poço da Panela.
d) Nos arredores de algum desses três lugares.
e) Em qualquer outro local.

2. Se você fosse sair para beber com seus amigos, escolheria qual destes bares?

a) O Burburinho.
b) A Toca da Joana.
c) O Bar do Bigode.
d) O Central.
e) Qualquer box do mercado da Boa Vista.

3. No Carnaval, você não pode perder:

a) O Enquanto isso na Sala da Justiça.
b) Os amantes de Glória.
c) Os shows do Rec Beat.
d) O Eu Acho é Pouco.
e) O Tanajura com Farinha.

4. Para você, Maciel Salu é:

a) Um artista promissor.
b) O rei da rabeca.
c) O cara responsável pela redenção da música pernambucana, na geração pós manguebeat.
d) O filho de Mestre Salustiano.
e) Um desconhecido.

5. Se quer ir ao cinema, você:

a) Pede àquele(a) seu amigo jornalista pra descolar alguma pré-estréia, não importa de que filme.
b) Vai à Fundaj porque lá você vai ver e ser visto por pessoas legais e descoladas do meio cultural.
c) Vai ao cine-teatro Apolo porque só lá está passando aquele filme de Truffaut que você queria ver há tanto tempo.
d) Vai ao Box ou a um multiplex porque a poltrona é confortávelo e o som é do caralho, tornando mais emocionante aquele blockbuster criticado pelos cadernos de cultura.
e) Desiste quando sabe o preço da entrada e vai tomar cachaça no Mercado da Boa Vista.

6. Se você estivesse na locadora de vídeo, alugaria:

a) Um filme de Fellini.
b) O mais novo lançamento de Almodóvar ou do cinema latino-americano.
c) Algum representante do maravilhoso cinema iraniano.
d) Alguma coisa de Quentin Tarantino.
e) Qualquer filme da saga de Star Wars.

7. Se pudesse mudar de profissão, você viraria:

a) Cineasta.
b) Agitador cultural.
c) Fotógrafo de moda.
d) Músico.
e) Jogador de futebol.

8. Se pudesse escolher uma banda para tocar em seu churrasco de aniversário, ela seria:

a) Negroove.
b) Mombojó (ou Del Rey).
c) Coco Raízes de Arcoverde.
d) Mundo Livre S/A.
e) A banda do meu vizinho.

9. As melhores festas são:

a) As do Xinxin da baiana.
b) Aquelas do Usina.
c) As prévias do Eu Acho é Pouco.
d) As trash dances.
e) As BLs.

10. Você fez faculdade:

a) Na Rural.
b) No CAC ou no CFCH.
c) Em algum curso de comunicação da Unicap.
d) Em qualquer outro local.
e) Não fiz faculdade ou estudei no CAC, mas critico os Mescs em meu blog.


Para cada resposta A, marque 8 pontos.
Para B e C, marque 10 pontos.
Para D, marque 5 pontos.
Para E, marque 0 pontos
.

:: Resultado:

0 a 15 pontos: Você definitivamente não é Mesc, passa longe de qualquer lugar onde eles estejam e se vê um na rua, tem vontade de matar.
16 a 45 pontos: Você não é Mesc, mas suporta a existência dos que são.
46 a 75 pontos: Não adianta. Você pode até não saber, mas é Mesc.
75 a 100 pontos: Mesc de Raiz. Do legítimo Poço da Panela!
.
:: Quem fizer comentários, deve colocar sua pontuação ao lado. :P

24 comentários:

Mandrey disse...

5 pontos, só porque fui obrigado a admitir que gosto de ir no Central desde antes de virar point de Mesc. Deixei em branco a questão sobre a locadora de vídeo.

OBS1: Obrigado pela referência ao melhor blog da cidade (presente em centenas de cidades do Brasil e do mundo).

OBS2: Continue plagiando o Mandra Brasa que você chega lá (no tribunal, pra se defender).

OBS3: Se conseguir atualizar o Vigia quatro vezes por semana ganha o link de recomendação que você tanto quer.

João Victor disse...

Calma, Marcus. O seu blog não foi o primeiro a fazer enquetes... hgehehehehehe. Além do mais, o meu blog é amador e o seu é profissional. E o link continua sendo muito bemvindo para o vigia bombar de acessos. hauhauahuahauhauhauha!

Outra coisa... tu é muito mentiroso: 5 pontos um caralho! Eu fiz 30!

João Victor disse...

Pelas minhas contas, vc faz uns 35!

Mandrey disse...

insisto. só fiz os cinco porque admiti que gosto do Central.
Minhas respostas sinceras:
1)e
2)d
3)zero, não brinquei (por isso, "posso perder" todos). Ainda assim, se pudesse, não perderia apenas o "Nóis SOfre"...
4)e
5)e
6)nenhuma das alternativas. Eu escolheria um filme "comercial" como Superman - O Retorno. portanto, enquadraria na letra "e"
7)comerciante
8)e
9)e, claro
10)não vejo como a Unicap pode determinar o grau de Mesc em um indivíduo. Acho a instituição muito careta, por isso discordo da avaliação. E.

Anônimo disse...

Por muito tempo eu relutei, mas não tem jeito: sou mesmo!
Minha pontuação: 46 a 75 pontos - Não adianta. Você pode até não saber, mas é Mesc.

Mandrey disse...

...e por que você acha que eu seria mais "mesc" que você? Não sei nem onde fica o CAC e você estudou lá. Não sei o que é vodka, Não me visto como vocalista da banda Capim Cubano (o estilo de roupa, não quero dizer que você é o cara)... Agora, se Leão Lobo for mesc e você quiser me rotular assim, fique à vontade. "Você é o produto daquilo que consome".

Unknown disse...

Fiz 51 pontos.

Unknown disse...

Fiz 51 pontos

Anônimo disse...

fiz 56 pontos... mas tive que ir na resposta menos ruim várias vezes. por exemplo, sobre o bar que eu escolheria para tomar uma eu resonderia o garagem, se estivesse lá. e garagem é bar decadente, nem um pouco mesc. aí tive que colocar burburinho, que alavancou minha pontuação (já que não gosto do central, o toca da joana é longe, o bigode já se perdeu no tempo e boxes no Boa Vista só fui uma vez...)

não sou mesc não...

Anônimo disse...

40.. fui prejudicado por ter naiscido na perefiria da madalena.. ehheehhe

Mariana disse...

As 500 mil críticas já fiz. A enquete subestima sua espirituosidade, originalidade e inteligência.
Próxima vez, inclua nenhuma das alternativas ou diversifique as respostas. Para seu desfrute, marquei trinta pontos. Dez deles pelo fato de sofrer preconceito por ter estudado no CAC, como se não houvesse quem na Unicap n tivesse como objetivo de vida gritar:"Mamãe, Eu Sou Cabeça" - afinal,mesc tem cabeça, mas quer provar que usa...

Mariana disse...

outra: menos uns tantos outros pontos. só comecei a ir pro eu acho é pouco com você. antes, meu carnaval passava longe do mosteiro.

Mandrey disse...

Vamo atualizar o blog, né?

Unknown disse...

Fiz 40 pontos... Mas podia ter sido menos, caso tivesse a chance de deixar alguma questão em branco. A da banda, por exemplo.... Não teria marcado nada ali!

Unknown disse...

Escapei de ser MESC! Se tivesse em alguma das alternativas a opção "adoro o filme iraniano do sapatinho" aí podia ser que eu fosse. Só achei que o autor do blog deveria ter disponibilizado o resultado da pesquisa com a sua pessoa, cadê a transparência?! rsrsrsrs

João Victor disse...

Tá lá em cima, Talita. Fiz 30 pontos e duvido que vc tenha feito menos que 50! hehehehehehee

João Victor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Fiz 51 pontos :P

Unknown disse...

Perdão por não ter visto sua contagem de pontos. Fiz menos que 50 pontos sim! Consegui escapar de várias alternativas por não me enquadrar ao perfil. ;)

Anônimo disse...

fiz 67. mas fui sincero. tem muita gente q nao é nao viu...kkk

abraços!

Amanda Benemérita disse...

43 pontos. Ufa!!! Por pouco...
Fui salva pela várzea, pela banda do vizinho, e pelas BLs.
Só achei qu eo questionário tendenciona a incluir no MESC cinéfilos e comunicólogos em geral. Tenho amigos que são indiscutivelmente MESC mas não pontuariam o suficiente nesse questionário. Talvez fosse preciso criar categorias: MESC-cult, MESC-raiz, etc :P

Dado disse...

53, como diz o nome do meu time de botão sou Marginal do Poço. Agora teve umas coisas que foram dúbias. Tipo: se não tiver amigo jornalista para me levar para qualquer filme vou para a Fundaj, porque é mais barata e tem filme bom. Mas, enfim, perdi o basquete mas respondi o texte Joãozinho e Rodolfo vai poder confirmar a teoria dele.

Dado disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Agora que vi que Rodolfo ganhou de mim. A única resposta que poderia aumentar minha pontuação foi a da banda, mas JV se esqueceu de colocar a PFVPC, então votei na banda do vizinho.

Mandrey, se colocar link para o primo e não botar para meu blog eu te escracho por estar fazendo nepotismo cruzado.

João Paulo Parisio disse...

20 ptos. Considerando que eu sequer sabia o que é um mesc, não sou um mesc, embora já tivesse reconhecido a espécie em diversas ocasiões, particularmente no cinema da fundação.